HISTÓRIA DO
PURO CAFÉ LAB
UMA EMPRESA FAMILIAR
Bem vindo ao Puro Café Lab, uma empresa familiar administrada por três irmãos que compartilham de persistência, otimismo, respeito e vontade de deixar o seu legado por meio do Café.
O COMEÇO DE UMA AVENTURA
“ A visão sem ação é apenas um sonho. A ação sem visão apenas passa o tempo. A visão com ação pode mudar o mundo”.
Joel Barker, futurista
Em regiões em que a cafeicultura prevalece como fonte de renda, existe o hábito por parte dos cafeicultores, de frequentar quase que diariamente, os escritórios de comercialização de cafés chamados de Cafeeiras. Estes estabelecimentos são administrados por especialistas na montagem de “blends” a serem comercializados com as torrefações e exportadoras. O dia a dia destes escritórios é sempre bastante movimentado, um verdadeiro entre e sai de produtores que monitoram ansiosamente o valor do café com o objetivo de encontrar o melhor momento para a comercialização de seus lotes e assim, garantir recursos financeiros para a próxima colheita. Neste vai e vem, eles também aproveitam de um tempinho de descontração para jogar um dedinho de prosa, atualizarem sobre as novidades locais e degustarem uma boa xícara de café.
NOSSA HISTÓRIA
Nossa história tem como importante marco o ano de 1993, pois foi a partir desta data que houve a convergência de idéias entre dois amigos para a criação da empresa Puro Café.
Em um escritório de comercialização de cafés, localizado na cidade de Capetinga-MG, ocorreu um “dedo de prosa” entre o proprietário do estabelecimento, o Sr. França (in memoriam) e o seu amigo Sr. Wilson que passava por ali. Este amigo era uma pessoa bastante conhecida por ser um bom comerciante e empreendedor. Por meio desta conversa, estes dois senhores se interaram de uma proposta de venda de alguns equipamentos de uma torrefação situada em uma cidade no interior de São Paulo e se interessaram em comprá-los. Assim, deram início ao processo de criação da empresa Puro Café, sendo a primeira torrefação de cafés do município de Capetinga-MG.
As motivações que conduziram estes dois amigos a abrirem uma torrefação foram: ambos apreciavam e acreditavam no potencial do CAFÉ, além de almejar prosperidade financeira e reconhecimento profissional.
Assim, para iniciar este novo négocio, aprenderam na prática procedimentos comerciais e industriais necessários para criar, administrar e operar uma indústria alimentícia.
Neste percurso, enfrentaram muitos desafios que os levaram a desenvolver habilidades e competências em diversas áreas como na arte de torrar e de vender o café, sendo uma das atividades chaves deste negócio. Com esta mistura de desafios e com as suas superações eles começaram a torrar e a vender os primeiros pacotinhos de café torrado e moído no mercado local.
Após três anos trabalhando juntos, Sr. França decidiu mudar de caminho, o que o fez, vender a sua parte para o Sr. Wilson, que continuou a investir toda sua energia para que a empresa Puro Café evoluísse e fosse conhecida pela excelente qualidade do seu café.
Em 1999, Ayala, filho mais velho do Sr. Wilson, resolveu apoiar o seu pai nesta aventura e decidiu entrar neste mundo do café. Assumiu primeiramente uma parte das responsabilidades da empresa Puro Café e posteriormente com uma maior maturidade do negócio e com seu talento inovador e visionário, abriu a Cafeeira e Armazéns Gerais Alto Padrão para armazenagem e comercialização de café “in natura”. Desde a sua abertura, tem como meta apoiar e conectar os pequenos, médios produtores locais ao mercado justo que respeita e valoriza o trabalho do produtor.
Em 2022, a empresa Puro Café ganhou mais duas integrantes, Yara e Indayara, adicionando o equilíbrio e a delicadeza feminina e se prepara para entrar no mercado de cafés especiais com a missão de ir além da Análise Sensorial dos grãos de café. Este projeto é um convite para abrirmos nossos sentidos, nos conectarmos com nossa essência e com o mundo natural.