HISTÓRIA DO
PURO CAFÉ LAB

UMA EMPRESA FAMILIAR

Bem vindo ao Puro Café Lab, uma empresa familiar administrada por três irmãos que compartilham de persistência, otimismo, respeito e vontade de deixar o seu legado por meio do Café.

O COMEÇO DE UMA AVENTURA

“ A visão sem ação é apenas um sonho. A ação sem visão apenas passa o tempo. A visão com ação pode mudar o mundo”.
Joel Barker, futurista

Em regiões em que a cafeicultura prevalece como fonte de renda, existe o hábito por parte dos cafeicultores, de frequentar quase que diariamente, os escritórios de comercialização de cafés chamados de Cafeeiras. Estes estabelecimentos são administrados por especialistas na montagem de “blends” a serem comercializados com as torrefações e exportadoras. O dia a dia destes escritórios é sempre bastante movimentado, um verdadeiro entre e sai de produtores que monitoram ansiosamente o valor do café com o objetivo de encontrar o melhor momento para a comercialização de seus lotes e assim, garantir recursos financeiros para a próxima colheita. Neste vai e vem, eles também aproveitam de um tempinho de descontração para jogar um dedinho de prosa, atualizarem sobre as novidades locais e degustarem uma boa xícara de café.

NOSSA HISTÓRIA

Nossa história tem como importante marco o ano de 1996, pois foi a partir desta data que houve a convergência de idéias entre dois amigos para a criação da empresa Puro Café.

Em um pequeno escritório de comercialização de cafés, localizado na cidade de Capetinga-MG, ocorreu um “dedo de prosa” entre o proprietário do estabelecimento, o Sr. França (in memoriam) e o seu amigo Sr. Wilson que passava por ali. Este amigo era uma pessoa bastante conhecida por ter um espírito ousado, empreendedor e por ser um bom comerciante. Por meio desta conversa, estes dois senhores se interaram de uma proposta de venda de alguns equipamentos de uma torrefação situada em uma cidade no interior de São Paulo e se interessaram em comprá-los. Assim, deram início ao processo de criação da empresa Puro Café, sendo a primeira torrefação de cafés do município de Capetinga-MG.

As motivações que conduziram estes dois amigos a abrirem uma torrefação foram: ambos apreciavam e acreditavam no potencial do CAFÉ, desejavam aumentar a fonte de renda, além de almejar prosperidade financeira e reconhecimento profissional.

Livre de qualquer plano de negócio e metodologia gestora, porém com uma alta dosagem de garra e sobretudo vontade, iniciaram este projeto. Aprenderam na prática procedimentos comerciais e industriais necessários para criar, administrar e operar uma pequena indústria alimentícia.

Neste percurso, enfrentaram muitos desafios que os levaram a desenvolver habilidades e competências em diversas áreas como na arte de torrar e de vender o café, sendo uma das atividades chaves deste negócio. Com esta mistura de desafios e com as suas superações eles começaram a torrar e a vender os primeiros pacotinhos de café torrado e moído no mercado local.

Após três anos trabalhando juntos, Sr. França decidiu mudar de caminho, o que o fez, vender a sua parte para o Sr. Wilson, que continuou a investir toda sua energia para que a empresa Puro Café evoluísse e fosse conhecida pela excelente qualidade do seu café.

Em 1999, Ayala, filho mais velho do Sr. Wilson, resolveu apoiar o seu pai nesta aventura e decidiu entrar neste mundo do café. Assumiu primeiramente uma parte das responsabilidades da empresa Puro Café e posteriormente com uma maior maturidade do negócio e com seu talento inovador e visionário, abriu a Cafeeira e Armazéns Gerais Alto Padrão para armazenagem e comercialização de café “in natura”. Desde a sua abertura, tem como meta apoiar e conectar os pequenos, médios produtores locais ao mercado justo que respeita e valoriza o trabalho do produtor.

Em 2022, a empresa Puro Café ganhou mais duas integrantes, Yara e Indayara, adicionando o equilíbrio e a delicadeza feminina e se prepara para entrar no mercado de cafés especiais com a missão de ir além da Análise Sensorial dos grãos de café. Este projeto é um convite para abrirmos nossos sentidos, nos conectarmos com nossa essência e com o mundo natural.

grão de cafés